quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Operação Asfalto Liso

Não consigo nem contar quantas vezes já ouvi as pessoas dizendo que não vale a pena lutar pelos nossos direitos e por ações dos nossos governantes. Pois bem, uma galera daqui do Rio de Janeiro provou que existem muitas formas de chamar a atenção do governo para os problemas da cidade. A partir de um fórum na internet, um grupo de jovens criou a Operação Asfalto Liso.

O projeto surgiu de uma discussão, onde cerca de 20 pessoas conversavam sobre o grande rigor visto na Operação Lei Seca e no Choque de Ordem. Assim como grande parte da população, essa galera questionava o porque de a população não cobrar dos governantes o cumprimento de suas obrigações (como a manutenção das vias públicas) com na mesma medida.

Foi iniciada então a produção de adesivos parodiando a Operação Lei Seca, para protestar contra os buracos encontrados nas ruas. Sendo um movimento que já começou online, logo ficou claro que redes sociais (Orkut) seriam a ferramenta principal de contato entre os simpatizantes. Sua comunidade no Orkut, aliás conta hoje com mais de 6.500 membros.

O projeto vêm, desde o início, sendo contactado por parlamentares e empresários que apóiam a causa. Em novembro de 2009 foram vistos e fotografados carros da prefeitura com os dizeres "AVALIAÇÃO DE PAVIMENTO" tendo câmeras apontando para o chão - talvez fosse uma luz no fim do tunel. E era. Em fevereiro de 2010, a prefeitura do Rio de Janeiro anuncia sua OPERAÇÃO ASFALTO LISO, que de acordo com o prefeito, “foi o nome que a população escolheu”, anunciando R$ 131,5 mi que serão investidos no recapeamento das principais ruas e avenidas da cidade. Mais recentemente (na última semana de maio de 2010) foram inclusive afixados galhardetes com os dizeres OPERAÇÃO ASFALTO LISO – AQUI TEM nos respectivos locais. Prova de que o movimento ganhou força e foi bem-sucedido em suas reivindicações.

http://www.asfaltoliso.com.br/
http://twitter.com/asfaltoliso
http://asfaltoliso.tumblr.com/

Um comentário:

Lucio Amorim disse...

É isso aí meu camarada!

Agora temos que ficar de olho nas obras, não basta sair fazendo, tem que ser bem-feito!

Quem me dera se cada pessoa insatisfeita fizesse um pouquinhozinho pra tentar mudar, teríamos um Brasil bem melhor. Acho que devagar chegamos lá, né?

Quem sabe você não inspira os leitores do seu blog.. ;)

Abraços!

Postar um comentário