Toda hora vejo grandes exemplos de soluções criativas de como gerar energia de forma sustentável. Os avanços tecnológicos, tão úteis para nossa vida custam muito caro para o meio ambiente, porém, com esse "boom" de responsabilidade ambiental que tomou conta da cabeça das pessoas (por quanto tempo isso vai durar, não sei) com as recentes discussões sobre o aquecimento global, os cientistas estão trabalhando duro para criar formas alternativas de bancar nosso custo energético.
Outro dia vi no blog Eco4Planet uma matéria falando de uma boate com sensores na pista que transformam a energia gereada pelo impacto dos pés das pessoas dançando em energia elétrica. Com essa solução, a casa consegue bancar 60% da energia que precisa para a boate funcionar.
Hoje, no mesmo blog, vi outro belo exemplo de como gerar energia de forma fácil e ecológicamente correta. Segue abaixo a matéria:
Cientistas coreanos descobriram uma forma de transformar as conversas de celulares em fontes de energia
Já imaginou se todas as incontáveis conversas de celulares se transformassem em fontes de energia? Cientistas coreanos imaginaram e, melhor que isso, conseguiram transformar o principal ingrediente da loção de Calamina (creme feito de carbonato de Zinco, comum para aliviar coceiras) em um pequeno material que converte as ondas sonoras em eletricidade.
A pesquisa conseguiu criar um painel que carrega o celular por meio das conversas ou pode prover energia através de ruídos gerados durante o horário de pico de ligações.
“Assim como alto-falantes transformam sinais elétricos em som, o processo inverso também é possível.”, explicam Young Jun Park e Sang-Woo Kim, autores de um artigo sobre o projeto, veiculado no jornal Advanced Materials.
Uma conversa no celular gera de 60 a 70 decibéis, o que resulta em 50 milivolts de correntes elétricas. A média para um celular funcionar é acima disso, mas os coreanos continuam o seu trabalho e esperam obter uma potência maior de energia. Segundo os cientistas, o que torna esta pesquisa importante é o fato de ela provar que esse conceito de fonte de energia é possível e pode dar resultados excelentes.
Via Olhar Digital
2 comentários:
Eh...O que falta não são ideias, tenq eh tirar a verba da indústria bélica e aplicar nesssas novas fontes de energia.
Pois é... alguns cientistas já estão fazendo sua parte. Agora precisamos de investimento! A mãe natureza agradece :)
Postar um comentário