quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Na parte de dentro dos muros

Nascido após a revolução contra-cultural de maio de 1968, o grafite está ganhando cada vez mais reconhecimento como forma de protesto e manifestação artística. Ainda considerado por muitos como um movimento relacionado ao vandalismo e à marginalidade, o grafite vem, pouco a pouco, perdendo a imagem marginalizada e ganhando credibilidade.

Nos últimos anos, os grafiteiros vêm movimentando o cotidiano das cidades. Em São Paulo , o grafite já se integrou na paisagem e os seus autores, até então anônimos, passaram a ser reconhecidos. Hoje, já podemos encontrar claras referências do movimento em propagandas publicitárias, ilustrações e projetos sociais. Apesar de ainda existir alguma resistencia dentro do cenário artístico brasileiro, os artistas urbanos estão encontrando cada vez mais espaço dentro das galerias de arte, pricipalmente na cidade de São Paulo.

Segundo o artista plástico Marco Veloso, as galerias de arte têm papel fundamental na disseminação de qualquer movimento artístico. "Para as galerias, o grafite deve significar uma novidade em termos de linguagem visual. Além do que, vindo de fora do mundo da arte, o grafite também possui um ar sedutor derivado do que acontece nas ruas e longe do reduzido ambiente da arte". Para Marcelo "Ment", que já teve seu trabalho exposto em diversas galerias e eventos no Brasil e no exterior, o preconceito sempre existirá, mas já é possível se encontrar bastante espaço para expor.

"Essa resistência vem diminuindo cada vez mais, existem artistas do grafite que vem conquistando fama em todo o mundo, que vendem muito bem e é natural que as galerias abram um maior espaço".Hoje em dia existem diversos grupos organizados destinados à arte do grafite. São exemplos desse movimento o grupo Nação Crew e Flesh Beck Crew. Segundo "Ment", essa organização tem forte influencia na hora de procurar espaço para exposição.

Abaixo, o carioca Marcelo "Ment" em uma entrevista publicada no site youtube



"Com o passar dos anos é natural que esses artistas amadureçam seus trabalhos e busquem novos suportes e áreas de atuação. As galerias valorizam muito isso. Posso falar pelo "Nação" que é o grupo que faço parte, buscamos valorizar a cultura brasileira no geral e afirmamos isso como nossa real identidade. Queremos que quando vejam uma exposição, uma imagem, um grafite na rua, as pessoas nos identifiquem como um grupo de escritores de grafite genuinamente brasileiro".

Saiba mais sobre Grafite
Confira na íntegra a entrevista com o grafiteiro Marcelo "Ment"
Galeria Severo 172

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o teu blog. Variado e interessante deixar links para mais informações sobre os assunos. Tb procuro fazer isso.

A propósito, sou da comunidade do orkut.

Um abraço.

Marcelo.

Anônimo disse...

Cara, muito boa idéia. Uma função ótima do grafite é a limpeza das cidades. Pq sendo fruto dos becos, vielas e comunidades carentes do país, a arte do grafite é respeitada pelos pixadores, logo, paredes grafitadas não são pixadas e ficam muito mais bonitas.
Parabéns a arte!
Parabéns ao blog!
Abraço brother
Rodrigo Abreu

Aninha disse...

Oie =]

interessante o seu texto!
"Ainda considerado por muitos como um movimento relacionado ao vandalismo e à marginalidade..." eu axo que grande parte desse preconceito que ainda existe, é devido ao fato da maioria das pessoas pensarem que grafite e pixação eh tudo igual! q eh tdo a msma coisa! Mta gent ñ veh que o grafite jah virou uma forma de arte(e cada vez mais, toma mais espaço).

parabéns pelo blog! tah mto bom! =]


Bjs,
Aninha

Postar um comentário