terça-feira, 27 de julho de 2010

Tenha plantas em casa

Quem me conhece pessoalmente sabe que eu adoro plantas. Sempre que posso, trago mais uma para casa. Além de deixar a casa mais bonita, as plantas trazem uma energia diferente para as nossas “tocas de concreto”. Acho muito maneiro esses prédios que se preocupam em deixar o ambiente o mais verde possível (cobrindo os muros ao redor com trepadeiras, por exemplo).

Li uma matéria muito boa no site Eco Desenvolvimento, mostrando diversas espécies de plantas boas para se ter dentro de casa e a forma ideal de cuidar delas. O legal da matéria é que ela apresenta plantas que consomem grande parte dos gases nocivos ao meio ambiente (mesmo não sendo uma árvore adulta e frondosa faz diferença, se pensarmos no ar interno da casa).

Babosa (Aloe vera): Absorve o formaldeído. Mantenha-a na sombra e espere a superfície do solo secar antes da próxima rega. Propaga-se a partir de rebentos que nascem na base da planta-mãe.

Clorófito (Chlorophytum): Absorve o monóxido de carbono. Por isso, mantenha-o próximo a uma janela, já que gosta de luz solar direta, e conserve o solo sempre úmido. O clorófito produz pequenas mudas, que devem ser reenvasadas.

Crisântemo (Chrysanthemu morifolium): Absorve o benzeno. A reprodução pode ser feita tanto por divisão de touceiras quanto por sementes. Regue-o com freqüência, mas sem encharcar o solo. Conserve o vaso próximo a uma janela.

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria): Absorve o formaldeído. É típica planta de interior, pois sobrevive em ambientes com pouca sombra e pouca rega. A propagação é por estacas de folhas.

Filiodendro (Philodendron oxycardyun): Absorve benzeno e monóxido de carbono. Regue-o sempre antes de a terra secar completamente e deixe-o à meia sombra. Gosta também de vasos só com água. Propaga-se por estacas de galho.

Gérbera (Gerbera jamensonii): Absorve benzeno. Dentro de casa só permite a utilização como flor de corte e pode durar até 15 dias.

Jibóia (Scindapsus piclus argymeus): Absorve o formaldeído. Cultive-a na água ou na terra.

Lírio-amarelo (Hemerocallis flava): Absorve o monóxido de carbono. Como necessita de bastante luz, o ideal é cultivá-lo numa jardineira ou próximo à janela. Mantenha o vaso sempre úmido. Propaga-se por divisão de touceiras.

Um comentário:

Rafaella Barros disse...

Admiro muito quem gosta de plantas. De fato elas são essenciais no ambiente. O meu problema com elas é que não consigo lembrar de molhar...rsrs. Mas, vou tentar me reeducar! Ótimo post!

Postar um comentário